O trânsito do Distrito Federal está prestes a ganhar um importante alívio. O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) anunciou nesta terça-feira (5) a abertura da Concorrência Eletrônica nº 90021/2025, licitação que definirá a empresa responsável pela restauração completa de trechos estratégicos da Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) e da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075). Ao todo, serão investidos cerca de R$ 103 milhões para revitalizar aproximadamente 10,5 quilômetros de vias que são cruciais para a mobilidade da capital.
Com 65 anos, Brasília carrega em suas ruas a história da cidade, mas também o desafio da infraestrutura envelhecida. “Muitas vias fundamentais foram construídas na época da fundação da cidade e já passaram do tempo de receber uma manutenção profunda”, afirma o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
A recuperação da EPNB, por exemplo, seguirá o modelo adotado na Via Estrutural (DF-095), com a substituição total do pavimento e a implantação de duas pistas em concreto no canteiro central, que inicialmente funcionarão como desvios durante a obra. Depois, essas faixas serão exclusivas para ônibus, acelerando o transporte coletivo e estimulando a mobilidade sustentável.
A sessão pública da licitação eletrônica está agendada para o dia 26 de agosto, às 10h. Após a definição da empresa vencedora e assinatura do contrato, a expectativa é que as obras tenham duração de 18 meses consecutivos a partir do início dos trabalhos. Todo o processo licitatório, desde a publicação do edital até a ordem de serviço, deve durar cerca de 60 dias.
Além de melhorar a qualidade do asfalto, o projeto prevê a instalação de faixas auxiliares em pontos-chave, como entre a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) e o Pistão Sul, e no acesso a Samambaia pela BR-060. O objetivo é diminuir congestionamentos, aumentar a segurança viária e facilitar o deslocamento dos milhares de motoristas e passageiros que trafegam diariamente nessas rotas.
Os recursos para a obra são provenientes integralmente da Fonte 100, fundo do Tesouro do Governo do Distrito Federal, reforçando o compromisso local com a melhoria da infraestrutura urbana.
Para o cidadão que depende do transporte público, as mudanças representam um ganho significativo. Com pistas exclusivas para ônibus, os veículos ganharão mais velocidade e regularidade, reduzindo atrasos e tornando o serviço mais eficiente.
Este investimento faz parte do Corredor de Transporte Coletivo do Eixo Sudoeste, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal que busca repensar e aprimorar o sistema de mobilidade da região, alinhando infraestrutura e sustentabilidade.
Com as obras, a promessa é não só uma via mais segura e moderna, mas também um trânsito mais fluido — e um trânsito melhor é qualidade de vida para toda a população.