Região da Feira dos Importados será revitalizada para melhorar mobilidade e acessibilidade

Projeto urbanístico do GDF transforma entorno da feira no SIA com novas calçadas, paisagismo e quase mil vagas de estacionamento

A paisagem ao redor da tradicional Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), está prestes a passar por uma grande transformação. O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou o projeto de requalificação urbana da área, que traz melhorias voltadas para a acessibilidade, segurança e fluidez no trânsito. A medida, publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (17), atende diretamente às demandas dos feirantes e frequentadores do local.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o plano prevê a revitalização de 81,3 mil m² do espaço público que cerca a feira, a Ceasa e outros comércios da região. Entre os principais avanços estão a construção de 9,4 mil m² de novas calçadas acessíveis, instalação de rampas, travessias elevadas para pedestres e reestruturação do estacionamento, que contará com 971 vagas para carros, além de espaços para motos, bicicletas e caminhões.

O projeto também valoriza o ambiente urbano com 12,3 mil m² de áreas verdes, incluindo o plantio de 104 novas árvores. Parte das vagas de estacionamento será construída com blocos de concreto intertravado, material que facilita o escoamento da água da chuva e contribui com a sustentabilidade da região.

De acordo com Juliana Manganelli, coordenadora de Elaboração de Projetos da Seduh, o objetivo é tornar a área mais inclusiva e segura. “Pensamos em soluções que proporcionem conforto térmico, mobilidade acessível e melhor organização do tráfego, principalmente nos dias de maior fluxo, entre quinta e domingo”, explicou.

A proposta foi baseada em estudos topográficos detalhados e considerou a infraestrutura existente, além das sugestões apresentadas por entidades locais, como a Associação dos Feirantes e a cooperativa da área. A alta movimentação de visitantes nos fins de semana reforçou a urgência da requalificação.

Com o projeto urbanístico aprovado, a próxima etapa fica sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, que vai elaborar os projetos executivos, estimar os custos e conduzir o processo de licitação.

A requalificação da região é parte da aplicação da Lei Distrital nº 6.888/2021, que busca organizar e valorizar áreas públicas ocupadas por iniciativas de interesse social e comercial no DF. A iniciativa no SIA se soma a outros projetos em andamento, como os do Setor Comercial Sul, Avenida Hélio Prates, W5 Norte, e os já concluídos na Praça do Relógio, Avenida Paranoá, W3 Sul e Setor de Rádio e TV Sul.

A intervenção não só moderniza a infraestrutura do SIA, como também reconhece a importância econômica e social da Feira dos Importados e seus entornos para o Distrito Federal.

Últimas