DF convoca moradores para opinar sobre transporte e mobilidade

Contribuições online podem ser enviadas até 30 de setembro e influenciar o futuro do sistema urbano

O futuro do transporte e da mobilidade no Distrito Federal está nas mãos da população. Até 30 de setembro, brasilienses podem enviar sugestões online para ajudar a construir o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus).

A iniciativa é voltada especialmente para quem não conseguiu participar das oficinas realizadas entre 18 de agosto e 4 de setembro nas 35 regiões administrativas. Cada proposta recebida será analisada e poderá influenciar diretamente as decisões sobre o transporte coletivo e a mobilidade urbana nos próximos 10 anos.

Para o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a participação da população é essencial. “As contribuições vão alimentar o trabalho da equipe técnica, ajudando a simular soluções reais e eficientes para o sistema de transporte do DF”, destacou.

Os resultados das oficinas presenciais já foram apresentados em reunião do Conselho de Transporte Público Coletivo, e todas as ideias serão incorporadas à etapa final do projeto.

Depois do prazo, as propostas serão consolidadas e sistematizadas. O texto final será levado a novas audiências públicas, previstas para outubro e dezembro, antes de seguir para votação na Câmara Legislativa do DF. É a chance de cada morador do DF influenciar diretamente o planejamento da cidade nos próximos anos.

Últimas