Criar respostas para desafios urbanos com a participação direta da população é a proposta da Maratona de Inovação – Vamos Hackear o Guará Juntos!, que será realizada nos dias 27 e 28 de junho, na Escola Técnica do Guará. A iniciativa, promovida pelo Instituto Multiplicidades dentro do programa HackaCity Guará, convida moradores, estudantes, empreendedores, pesquisadores, servidores públicos e profissionais de diversas áreas a transformar problemas do cotidiano em projetos com potencial de impacto na cidade.
O evento foi estruturado para mostrar que a inovação vai além da tecnologia e pode surgir da troca de experiências entre pessoas com diferentes formações e vivências. Durante a programação, os participantes trabalharão de forma colaborativa na identificação de demandas locais e na elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento do Guará.
O primeiro dia, no sábado (27), será aberto ao público e contará com uma programação das 9h às 17h. Além de palestras e oficinas, os participantes conhecerão ferramentas utilizadas por startups para estruturar ideias inovadoras, desde o mapeamento de problemas até a construção de um Produto Mínimo Viável (MVP), uma versão inicial criada para validar uma solução antes de sua implementação.
Ao longo da maratona, os inscritos formarão equipes multidisciplinares para discutir os principais desafios da região administrativa e desenvolver projetos que serão apresentados, ao final do encontro, a uma banca de avaliação.
Para o administrador regional do Guará, Artur Nogueira, iniciativas que aproximam a população das decisões sobre a cidade fortalecem a participação cidadã e ampliam as possibilidades de encontrar soluções eficientes para problemas locais. “Quem vive o dia a dia do Guará conhece de perto suas necessidades. Quando diferentes pessoas se unem para compartilhar experiências e construir propostas, surgem soluções mais conectadas à realidade da cidade e capazes de produzir resultados duradouros”, afirma.
A diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Rejane Souza, ressalta que a realização da maratona reforça a vocação da instituição como espaço de formação e incentivo à inovação. “Nosso papel é estimular o conhecimento, a criatividade e o protagonismo. Receber uma iniciativa como o HackaCity aproxima a comunidade do ambiente educacional e incentiva estudantes e moradores a desenvolver projetos que podem transformar a realidade local”, destaca.
As propostas consideradas mais promissoras seguirão para uma nova etapa no domingo (28). Nessa fase, exclusiva para as equipes selecionadas, os participantes participarão de uma imersão com mentorias, capacitações e acompanhamento especializado para aperfeiçoar os projetos antes do processo de incubação.
O suporte às equipes continuará após o evento. Até outubro, os projetos escolhidos receberão mentorias do Instituto Multiplicidades para evoluir das ideias iniciais para soluções viáveis, capazes de gerar impactos sociais, ambientais e econômicos no Guará.
Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa HackaCity Guará busca estimular uma cultura de inovação aberta, conectando conhecimento, empreendedorismo e participação cidadã para enfrentar desafios urbanos de forma colaborativa.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Serviço
Maratona de Inovação – Vamos Hackear o Guará Juntos!
Data: 27 e 28 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Escola Técnica do Guará
Inscrições: gratuitas pela plataforma Sympla.
